O Accessible People Mover (APM), será produzido em Portugal no primeiro trimestre de 2024, é um veículo de mobilidade elétrica inclusiva para transportar pessoas nos jogos olímpicos e paralimpicos Paris 2024
Ovar – 9 de janeiro de 2024 – A Toyota acredita na “Mobilidade para Todos” e na sua qualidade de parceira mundial de mobilidade do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paraolímpico Internacional (IPC), irá fornecer vários produtos de mobilidade inclusiva para transportar pessoas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024. O Accessible People Movers (APM) é a mais recente ilustração desta visão. É um veículo elétrico a bateria produzido em Portugal na Fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar.
Uma unidade de pré-produção do veículo elétrico a bateria produzido na fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar, foi mostrada hoje ao Sr. Primeiro Ministro e altas individualidades do governo.
O veículo foi projetado para oferecer serviços de “quilómetro final”. O APM elétrico é um veículo multifunções que permite transportar pessoas com necessidades especiais de acessibilidade. A produção em série dos veículos elétricos está prevista para se iniciar em fevereiro de 2024, no entanto, num evento realizado na Toyota Caetano Portugal em Ovar, com a presença do Sr. Primeiro Ministro António Costa e vários membros do governo, foi mostrada a primeira unidade de pré-produção.
Estas unidades APM juntam-se em Paris aos autocarros Caetano Bus com pilha de combustível a hidrogénio também produzidos pela Toyota Caetano Portugal.
Durante os Jogos, a Toyota terá em circulação cerca de 250 APM, para apoiar o transporte de atletas, visitantes e funcionários em diversas instalações, incluindo locais onde são realizados eventos ou competições e outros locais oficiais, como a aldeia olímpica dos atletas. Entre as utilizações que serão dadas aos APM incluem-se:
- Transporte de atletas, organizadores, voluntários e espetadores com deficiência ou com dificuldades de motricidade, incluindo utentes de cadeiras de rodas
- Deslocação de pequenos produtos durante os Jogos
- Assistência de emergência.
Sobre a Fábrica de Ovar:
Em 1971, com objetivo de dar resposta ao crescimento do Mercado, foi inaugurada a Fábrica de Ovar, primeira fábrica Toyota na Europa. A principal actividade desta unidade fabril estava assente na montagem de mini-autocarros (Caetano), montagem de comerciais ligeiros Toyota (Dyna e Hiace) e incorporação de componentes em veículos comerciais. Desde então em actividade e de onde exportou os modelos Dyna e Optimo, para além de ter produzido o modelo comercial Hiace. Hoje produz para exportação, o icónico modelo Land Cruiser 70. Hoje a totalidade da produção da Fábrica de Ovar tem como destino a África do Sul.